OS PLANETAS
Atualmente, os nove planetas do Sistema Solar são classificados da seguinte maneira:
COMPOSIÇÃO:
Planetas telúricos ou rochosos: Fazem parte dessa classificação: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte, esses planetas são pequenos, com baixa massa, compostos basicamente de rochas e metais, possuem densidades elevadas, baixa rotação, superfícies sólidas, nenhum anel, poucos ou nenhum satélite, a atmosfera é leve comparada com a massa do planeta e apresentam ou apresentaram atividade vulcânica que causaram transformações significativas na estrutura interna e na superfície.
Planetas jovianos, jupiterianos ou gasosos: fazem parte dessa classificação: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Esses planetas possuem grandes dimensões e massa, como Júpiter o maior planeta do nosso sistema solar. Júpiter é o planeta mais semelhante ao Sol, a massa de Júpiter é quase igual ao das estrelas pequenas. Os planetas jovianos são compostos basicamente de hidrogênio e hélio, então apesar de terem uma grande massa são menos densos, não possuem superfície sólida, a atmosfera é densa, possuem muitos satélites, anéis, alta rotação.
A atmosfera depende da massa e da temperatura do planeta e a temperatura do planeta depende da distância em relação ao Sol. Os planetas telúricos que são menores e mais quentes, pois estão mais próximos ao Sol, tem mais dificuldade em manter uma atmosfera, assim os elementos mais leves escapam mais facilmente da atmosfera do planeta, ficando apenas os elementos mais pesados.Os planetas jovianos conseguem reter uma maior quantidade de material em sua atmosfera inclusive os mais leves.
TAMANHO DOS PLANETAS
Planetas pequenos: Mercúrio, Vênus e Terra. Os planetas pequenos tem diâmetro inferiores a 13.000 km.
Planetas gigantes: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Os planetas gigantes possuem diâmetros superiores a 48.000
Nenhum comentário:
Postar um comentário