Nasa descobre planeta habitável a 600 anos luz
No dia 05 de dezembro de 2011, os astrónomos da NASA, com a ajuda do telescópio espacial Kepler, fizeram uma das mais excitantes descobertas dos últimos tempos. Um planeta em tudo semelhante ao nosso, que poderá acolher formas de vida.
Foi a 7 de Março de 2009 que a Nasa lançou um nave com uma missão de três anos e meio que consistia em descobrir planetas com as características da Terra. O seu nome era Kepler, e a Nasa acaba de anunciar que a nave teve sucesso ao reportar o primeiro planeta do género.
A missão Kepler revelou este ano inúmeros planetas até entã desconhecidos. Mas a mais importante descoberta foi Kepler 22-b.
O planeta que foi chamado de Kepler 22-b fica situado no sistema Kepler 22, que fica a 600 anos luz da Terra. É 2,4 vezes maior que o nosso planeta e demora 290 dias a dar uma volta completa, orbitando uma estrela da classe G, um pouco mais pequena que o nosso Sol.
Apresenta uma superfície rochosa a uma temperatura média de 22º C, em tudo semelhante ao nosso planeta. A distância que o separa da estrela do seu sistema solar é também tida como a ideal para proporcionar a existência de água no estado líquido, essencial ao aparecimento de formas de vida. E os astrónomos colocam até a hipótese do planeta já ser habitado.
“Esta descoberta reforça a ideia de que vivemos num universo repleto de vida”, afirma Alan Boss, um dos responsáveis da missão.
No entanto, este não é o primeiro planeta descoberto por esta nave, e com estas condições. Até ao momento foram reportados 10 planetas, mas segundo os critérios da Nasa, este é o primeiro que realmente foi confirmado pela Nasa. Se contarmos com casos que nem sequer foram considerados como planetas então a sonda já reportou um total de 48 potenciais candidatos.
A descoberta de um planeta com condições de habitabilidade não é inédita, tendo já sido encontrados alguns com condições favoráveis ao aparecimento de vida. Mas Kepler 22-b é, de todos, o que mais probabilidade apresenta de ser a morada dos nossos novos `vizinhos´.
Fonte: http://www.sabado.pt/Homepage.aspx
http://www.pcmanias.com/